quinta-feira, 27 de junho de 2019

Alice Moderno e a Quinta do Norte


Alice Moderno e a Quinta do Norte

Hoje, na Quinta do Norte, nas Capelas, estão instaladas diversas instituições e projetos, entre os quais o de inovação pedagógica NOVAS ROTAS.

Quase todas as pessoas sabem que nesta quinta esteve instalada a Casa do Gaiato, instituição que tem por fins acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens provados do seu meio familiar. Esta organização esteve nas Capelas desde 2 de abril de 1956 até agosto de 2011.

O que é quase desconhecido é que o nome de Alice Moderno está, também associado à Quinta do Norte, como se verá nos parágrafos seguintes.

A 31 de janeiro de 1946, Alice Moderno fez um testamento onde deixava a maioria dos seus bens à Junta Geral Autónoma do Distrito de Ponta Delgada com a obrigação desta no prazo máximo de dois anos construir um Hospital Veterinário, o que acabou por acontecer.

Alguns anos após a morte de Alice Moderno que ocorreu a 20 de fevereiro de 1946, mais precisamente em 1954, a Junta Geral decidiu vender os bens restantes daquela benemérita para comprar uma propriedade destinada à instalação da Casa do Gaiato.

27 de junho de 2019
T.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário